Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Estratégia de Marketing II: Google PPC
Agora é hora de aprender e aplicar uma nova estratégia: Marketing Pago-Por-Clique (PPC)
IMPORTANTE: Nesta etapa, você estará aprendendo sobre um método de marketing PAGO. Cabe a você, se deseja ou não implementar uma estratégia paga. Obviamente isso vai custar algum dinheiro, mas é uma estratégia que funciona e obtêm tráfego imediato, como você vai ler abaixo.
Seu site está funcionando e seu SEO está levando algum tempo para construir, mas você precisa de tráfego agora. Então o que você faz? PPC é uma ponte que traz usuários para o que eles estão procurando por um pequeno preço. Você pode usar o PPC para ajudar a enviar alta qualidade de tráfego para seu site, juntamente com a palavras-chave do seu nicho. PPC pode ser um grande trunfo ou um buraco a se afundar, em termos de seus dinheiro de marketing online, é por isso que você tem que tomar tempo para configurá-lo corretamente e verificá-lo por alguns minutos a cada dia.
O que é o PPC?
Custo Pago-Por-Clique (PPC) é um modelo de publicidade da Internet usado em sites, onde os anunciantes pagam sua hospedagem apenas quando seu anúncio é clicado. Com mecanismos de busca, os anunciantes, tipicamente, concorrem com frases de palavras-chave relevantes para o seu mercado-alvo. Sites de conteúdo geralmente cobram um preço fixo por clique, em vez de usar um sistema de licitação.
Quais são os benefícios?
Tráfego instantâneo e conversões. Normalmente, recebendo um novo tráfego no site logo no início é impossível, porque leva tempo para o seu site começar a obter classificação, devido a toda a competição. O PPC permite que todos se mostrem para as palavras-chave que eles querem, a um custo menor de publicidade.
Além de tráfego instantâneo e criação de conversões, você também está desenvolvendo dados. Dados são a chave para fazer seu site melhor e aumentar as suas conversões. Entendendo de onde seu tráfego está vindo e o que as pessoas estão fazendo em seu site irá ajudá-lo na forças e fraquezas do mesmo.
Como faço para começar?
A primeira coisa que você precisará fazer é criar uma conta em um mecanismo de busca que você gostaria de anunciar. Recomendamos o Google Adwords para começar, mas existem outros. Depois de ter criado uma conta, é hora de uma pesquisa de palavras-chave.
Pesquisa de palavras-chave
Pesquisa de palavras-chave é extremamente importante porque sua campanha só tem uma primeira impressão com os mecanismos de busca, e, enquanto você pode fazer mudanças mais tarde, a primeira impressão tem um enorme impacto sobre como seu site vai começar. Então, tome seu tempo nesta fase para se certificar de que você obteve todas as palavras-chave que você deseja.
Uma das melhores ferramentas que você pode usar para ajudá-lo a encontrar palavras-chave relacionadas ao seu nicho é a Ferramenta de Palavra-chave do Google. Esta ferramenta irá ajudá-lo a ter novas idéias para palavras-chave e lhe dará uma idéia da competição e de quanto você teria que gastar para ser competitivo.
Ao usar a Ferramenta de Palavra-chave do Google, digite uma pesquisa simples, marque as caixas que melhor se aplicam ao seu nicho e exporte os resultados. Faça isso algumas vezes para obter um bocado de palavras-chave que você pode usar. Esta ferramenta também irá ajudá-lo a encontrar palavras-chave boas e ruins para adicionar à sua lista. Uma vez que você tem uma lista de bom tamanho, é hora de trabalhar organizando-as em grupos.
Que tipo de palavras-chave devo começar?
Quando você, pela primeira vez, desenvolver a sua lista de palavras-chave, você começará com uma combinação de palavras-chave longa (baixo tráfego) e curta (alto tráfego), centrada em torno de seu nicho e palavras-chave relacionadas. Com o passar do tempo você vai lentamente removendo e adicionando novas palavras-chave para esta lista, com base nos dados que você está recebendo de volta.
Palavras-chave negativas
Você também deve adicionar algumas palavras-chave negativas à sua campanha. Uma palavra-chave negativa é uma determinada palavra ou frase que você não quer que apareça.
Adicionar palavras-chave negativas ajudará a refinar o tráfego que você está recebendo e, potencialmente, aumentar suas conversões. Adicione algumas palavras-chave negativas padrões, dependendo do seu nicho, é claro, como “grátis”, “fraude” e “revisão”. Os dois primeiros podem ser auto explicativos, mas o terceiro é geralmente adicionado porque é uma palavra-chave que indica que o usuário ainda está pesquisando o produto ou serviço que está procurando para comprar.
Como devo organizar minhas palavras-chaves?
Todas as suas palavras-chave precisarão ser agrupadas em grupos de anúncios. Você irá agrupar em termos e, aqueles que compartilham muitas das mesmas palavras-chave, em conjuntos. Fazendo isso irá permitir que você crie anúncios específicos visando o que seus usuários estão procurando. Para ilustrar este ponto, pense em um campo de frutas que tem maçãs vermelhas e verdes, pêras, pêssegos e cerejas. O campo em si representa todas as palavras-chave diferentes que você escolheu e que melhor representam o seu site e palavra-chave do nicho (longas e curtas). Apesar de todas as frutas compartilharem o mesmo campo, elas deveriam ser separadas em suas semelhanças para que as pessoas possam encontrar o que procuram mais facilmente. As maçãs vermelhas com as maçãs vermelhas, os pêssegos com os pêssegos, e assim por diante. A melhor coisa sobre ser organizado é que agora você verá facilmente quais áreas de sua campanha de PPC está indo melhor, e quais as partes precisam de alguma poda.
No início da campanha, você irá querer manter as palavras-chave amplas e em frases. Com o passar do tempo, você será capaz de determinar qual dos tipos de combinação para aquela palavra-chave tem o melhor desempenho e, em seguida, você pode pausar a outra. Usando tipos de combinação ampla e frases, no começo, lhe permitirá descobrir palavras-chave adicionais que usuários estão digitando para encontrar o seu site. A combinação ampla de palavra-chave é aquela que vai mostrar o seu anúncio se todas as palavras-chave são usadas na pesquisa.
Por exemplo, se a nossas palavras-chave são maçãs verdes orgânicas, nosso anúncio vai aparecer, se um usuário digitar “pêssegos orgânicos cerejas e maçãs verdes para venda”, porque ele usou todas as palavras-chave que tínhamos. A combinação de palavras-chave em frase é aquela que vai mostrar o nosso anúncio somente se a frase está contida na pesquisa. Por exemplo, se alguém digitar “comprar maçãs verdes e pêras orgânicas”, nosso anúncio vai aparecer, no entanto, se forem digitados, “comprar maçãs vermelhas e verdes orgânicas”, o nosso anúncio não mostrará. Combinação exata é o que importa. A busca deve coincidir com a busca exata feita a fim de mostrar o anúncio.
Criação de anúncios
A coisa mais importante, ao lado de escolher as palavras-chave corretas e adicioná-las nos grupos corretos, é a criação de um bom anúncio. Sem um bom anúncio, você está olhando para o tráfego de qualidade mínima, enquanto que o anúncio certo pode enviar-lhe um tráfego de alta qualidade.
Dicas de criação de anúncio:
Criando um bom anúncio, qualifica o tráfego e dá incentivos para os usuários virem ao seu site. Um bom anúncio também representa claramente a oferta e dá ao usuário uma idéia do que eles encontrarão na página depois de clicar no anúncio. Lembre-se “clareza proclama persuasão”. Por exemplo, se estamos tentando vender maçãs vermelhas podemos fazer alguma pesquisa, vendo o que os outros estão anunciando, usando palavras-chave semelhantes das que nós escolhemos em nosso anúncio de grupo de maçãs vermelhas. Os anúncios que aparecem ajudarão a lhe dar idéias sobre coisas que você pode considerar adicionar a seus próprios anúncios. Eles também irão ajudá-lo a ver as maneiras em que você poderia se destacar e ser único.
Seu anúncio começa com um título. O título precisa ser atraente e, em geral, também deve incluir o termo de palavra-chave que melhor se encaixa no grupo de anúncios que está sendo escrito. E não se esqueça que tudo o que você usar deve representar fielmente o seu site. Por exemplo, se estamos escrevendo anúncios para o nosso de grupo de maçãs vermelhas, sabemos que todas essas palavras-chave usarão “Maçãs Vermelhas” nelas, por isso vamos incluir maçãs vermelhas no título, “Deliciosas Maçãs Vermelhas Orgânicas”, “Maçãs Vermelhas Frescas”, “Porque as Maçãs Vermelhas são Melhores”, “Melhores Maçãs Vermelhas do Estado” etc.
Agora que você já fisgou o leitor, é hora de fazer o seu exemplar brilhar levando a manchete a um passo além e conquistar a atenção dos usuários, seduzindo-os a clicar no seu site. Cada anúncio que você cria deve ter algum tipo de chamada de ação, por exemplo, “compre aqui”, “Apenas uma noite” etc.
Uma vez que o exemplar está concluído, dê uma olhada em sua URL de visualização. Em alguns casos você pode mexê-lo um pouco, a fim de mostrar as suas palavras-chave mais uma vez, maçãs vermelhas. A razão pela qual queremos que o termo de palavra-chave “maçãs vermelhas” apareça no cabeçalho, no exemplar, e na URL, se você puder, é porque quando uma busca é feita, as palavras-chave que correspondem à pesquisa dos usuários serão em negrito e quanto mais o seu anúncio está em negrito, há melhor possibilidade de ser visto e clicado.
Depois que você adquiriu a exibição URL toda configurada, você vai querer encontrar a melhor página para enviar o tráfego. Use o destino de URL para apontar os usuários que clicam no seu anúncio para a página mais relevante do seu site. Usando o exemplo que nós introduzimos sobre a fruta, se as pessoas estão apenas à procura de bons frutos, envie-las para a página inicial, onde elas podem obter uma visão geral do que você tem a oferecer. Se elas digitaram algo que puxou a palavra-chave de pêssego, então aquele anúncio deve enviá-las para sua seção de pêssego, e assim por diante.
Uma vez que seu anúncio está completo, é hora de copiar e modificar algo sobre este. É vital para o sucesso de sua campanha de marketing que, tanto SEO e PPC, estejam continuamente testando diferentes variáveis para determinar o que funciona melhor. Um simples teste AB pode alterar o cabeçalho que você criou no exemplar para um outro dinâmico. Um cabeçalho dinâmico irá mudar a busca de palavras-chave feita, se os limites de caracteres permitem. Por exemplo, se o nosso cabeçalho é “Porque as Maçãs Vermelhas são Melhores” e colocamos neste um cabeçalho dinâmico, {palavra-chave: Porque Maçãs Vermelhas são Melhores}, quando um usuário procura por “Comprar Maçãs Vermelhas Deliciosas”, uma vez que este se encaixa sob os 25 caracteres limites, nosso cabeçalho exibirá “Comprar Maçãs Vermelhas Deliciosas”. No entanto, se o usuário digitou “Comprar Maçãs Vermelhas Deliciosas a Granel”, nosso anúncio iria mostrar o que está entre parênteses: “Porque Maçãs Vermelhas são Melhores”.
Anúncios de testes
Outra coisa que você pode querer considerar, assim que você faz o teste A B, é o apelo à natureza humana. O que isso significa? Depois de ter escrito o seu anúncio, você pode reescrevê-lo e apelar para a inveja, medo, ganância, ou exclusividade, por exemplo, “Faça a Melhor Torta de Maçãs Vermelhas Hoje à noite e puxe um papo com o Vizinho”. Esse anúncio se concentra no lado da inveja, que, “Recebendo uma Recompensa, Melhores Maçãs Vermelhas no Estado! Compre antes que se esgotem”, foque-se no medo de perder.
Quanto devo colocar em meu orçamento de PPC?
Agora que você já tem as palavras-chave adicionadas nos grupos corretos e alguns anúncios para irem com elas, é hora de colocar um orçamento nisto. Você pode estar se perguntando, quanto dinheiro eu deveria gastar, se for o caso, no meu PPC? Porque sabemos que PPC é um lugar que pode conduzir as conversões e nos fornece dados para tornar nosso site melhor. Tudo isso depende de você. Quando você organizar as propostas para as palavras-chave, certifique-se de estimar um pouco mais o custo, para uma posição melhor do anúncio.
Se você não tem uma posição boa de anúncio isto será difícil, se não, impossível determinar quais palavras-chave eram boas e ruins. Com tudo o mais, você simplesmente quer testar os resultados. Tenha em mente que não há um teste que você possa fracassar. Você sempre irá aprender alguma coisa com o teste. Se vai ou não obter o resultado desejado é uma história diferente. Mas você não pode ter medo de experimentar e testar coisas novas para aumentar as conversões.
IMPORTANTE: Certifique-se de definir um orçamento diário para a sua conta e também para sua campanha. A última coisa que você quer fazer é torrar o dinheiro que você orçou para isto!
Resultados de verificação
PPC dirige tráfego instantâneo, o que lhe dá tráfego imediatamente. Isso significa que, ao contrário de SEO, você pode e deve, verificar a sua conta a cada dia. Isto não significa que você vai querer fazer mudanças a cada dia, de fato, é melhor fazer grandes alterações uma vez a cada duas semanas.
O que é uma grande mudança? É qualquer coisa desde adicionando uma nova palavra-chave para interromper uma outra antiga. A única coisa que realmente não é considerada uma grande mudança são as palavras-chave propostas. Então, use isso a seu favor e faça propostas de alterações para suas palavras-chave quando você vê algo que está indo muito bem ou algo que está indo mal. Nunca apague uma palavra-chave, pois quando esta é removida, os dados também são. Mais tarde, nos próximos meses quando você estiver pensando em adicionar mais palavras-chave para sua conta, você pode não se lembrar das quais você removeu. Deixando a palavra-chave pausada vai manter o histórico e deixá-lo ver que você já usou a palavra-chave anteriormente e que não deu certo para a conta.
Como faço para saber quando mudar alguma coisa? Primeiro, o óbvio, se tem passado um mês, ou você tem dados importantes para mostrar que uma palavra-chave está recebendo cliques, mas não está criando nenhuma conversão, você tem duas opções: pausar a palavra-chave ou criar um novo grupo de anúncios, onde você pode fazer um anúncio visando especificamente a palavra-chave e ver se isto melhora. Se você perceber que está recebendo um monte de vendas de um determinado grupo de palavras-chave, veja se você pode adicionar mais palavras-chave a isto e/ou adicionar algumas das mesmas palavras-chave com diferentes tipos de combinação para teste.
Verificação diária
Há duas áreas que você irá querer verificar em uma base diária: anúncios e palavras-chave. Essas métricas irão ajudá-lo a ver como sua conta está indo.
Anúncios - Cada grupo de anúncios que você criou deve ter pelo menos dois anúncios publicados. A verificação de anúncio é simplesmente ver qual anúncio está realizando melhor performance para se certificar de que os anúncios estão realmente aparecendo e funcionando. Há momentos em que, por algum motivo, um anúncio pode ser reprovado ou talvez apenas estar pausado. É importante ter certeza de que seus anúncios estão sendo executados. Uma vez que eles estão funcionando, você vai querer verificar o CTR e ver se algum está indo melhor do que o outro. A fim de obter um teste exato disto, quando você configurar o anúncio, você selecionará a opção para exibir os anúncios “uniformemente”. Isto significa que os motores de busca mostrarão que você é o anúncio A e o anúncio B. A rotação padrão para anúncios através dos mecanismos de busca é pela performance. A performance de anúncios é boa se você está administrando uma grande quantidade de grupos de anúncios e não tem tempo para rever manualmente cada grupo deles todos os dias.
O que você está procurando nos anúncios é uma razão pela qual um é melhor que o outro; isso geralmente é feito através da comparação dos CTRs de ambos os anúncios. O CTR maior pertence ao anúncio de melhor performance. Se ambos os anúncios têm aproximadamente o mesmo CTR e houve tempo suficiente para obter uma grande quantidade de dados, escolha um para pausar e crie um novo anúncio. Se há uma clara diferença, não importa quão pequena esta seja, entre um e outro, pause o pior e copie o melhor. Você está indo agora mudar alguma coisa sobre essa cópia que você acabou de fazer. Pode ser qualquer coisa, desde adicionar um cabeçalho dinâmico (se você não tiver usado este em um teste ainda) até alterar para uma chamada de ação.
Palavras-chave - Você será capaz de ordenar a sua conta para ver todas as palavras-chave, apesar de qual grupo de anúncios ou das campanhas que elas estão dentro. As informações que você considera, antes de pausar uma palavra-chave, são as impressões que esta teve, se esta recebeu cliques, e qual foi sua posição média. Algumas palavras-chave podem ser realmente baixas ou ter zero cliques, apenas pela razão de que elas não foram listadas o suficiente nos motores de busca, devido a uma pobre posição do anúncio. É por isso que quando você configura uma conta pela primeira vez, você superestima as propostas de palavras-chave, assim, você pode fazer um teste preciso que permitirá filtrar sua lista de palavras-chave e deixar apenas as melhores em execução. É também por isso que você começa sua campanha com palavras-chave amplas e (muito poucas) frase de palavras-chave combinadas, assim você pode encontrar todas as outras palavras-chave relacionadas que as pessoas estão digitando para encontrar o seu site e procurar seus produtos ou serviços.
Fazendo mudanças
Duas semanas se passaram desde que você começou a sua conta e você tem alguns bons dados sobre sua conta. Você esteve assistindo o tráfego subindo e descendo, enquanto você tem feito as suas verificações diárias em seus anúncios e palavras-chave e, agora é hora de fazer algumas mudanças. Uma das melhores coisas que você pode fazer é gravar as alterações feitas na sua conta em algum lugar que você pode consultar. Um bloco de papel ou criar um novo documento no Word ou outro programa de redação também irá funcionar. Só não se esqueça de incluir a data de quando você fez as alterações. Gravando as mudanças que você faz, será importante para ajudar você a ver o impacto que teve em sua conta, porque em duas semanas você estará de volta novamente para fazer mais mudanças, neste momento você vai ajustar o intervalo de datas para mostrar apenas as duas últimas semanas. Então, você comparará as duas últimas semanas com as duas anteriores e verá se as alterações feitas tiveram um bom impacto na sua conta.
Se você notar uma diminuição no tráfego, é mais provável que você tenha refinado o seu tráfego, fazendo uma pausa na performance de palavras-chave pobres. O que você pode ter esquecido de fazer foi adicionar palavras-chave adicionais para teste. De qualquer maneira, não há necessidade de se alarmar. Agora é a hora que você tem de fazer alterações para corrigi-las, apenas lembre-se de escrever as alterações, assim você pode verificar e ver como elas foram.