Identificar o Nicho com Maior Potencial
Tempo de decisão: identifique o nicho com o maior potencial
Agora que você já fez toda a pesquisa, você tem todos os dados que precisa para escolher o nicho do seu site. Até agora você tem trabalhado com muitas idéias ao mesmo tempo. Neste momento, você irá estreitar aquele nicho que você construirá ao redor do seu site. Estes são os elementos que você vai considerar na sua escolha:
Decidir: Entre Site de Conteúdo ou E-Commerce
Conteúdo ou comércio eletrônico?
Uma das decisões que você irá tomar por conta própria é se irá criar um site de conteúdo ou um site de comércio eletrônico. Em um site de conteúdo, você só estará criando conteúdo útil para pessoas que estão interessadas nesse nicho. Você irá criar fãs e leitores e naturalmente você atrairá bastante tráfego dos mecanismos de busca. O dinheiro será feito através da venda de publicidade no site (o que é fácil com os serviços do Google Adsense, que explicaremos adiante).
Com um site de comércio eletrônico, você pode criar algum conteúdo em um blog no site, mas a maioria da atenção do site se concentrará em fazer vendas.
Site de conteúdo – O foco é o conteúdo, e o dinheiro é feito através da venda de anúncios no site.
Site de comércio eletrônico – O foco são os produtos que são vendidos.
Aqui está um exemplo de cada tipo de site na indústria da moda.
Como você pode ver, o site se concentra na venda de vestidos. Para cada visitante que vai até lá, o objetivo é vender um vestido, jeans etc.
Aqui está o exemplo de um site de conteúdo de moda. Traçamos setas para mostrar onde os anúncios estão. Há mais anúncios mais abaixo na página, e os proprietários deste site ganham dinheiro mostrando esses anúncios.
Criar um site de conteúdo ou um site de comércio eletrônico depende de algumas coisas. Aqui estão as razões para criar um site de conteúdo:
Aqui estão as razões para criar um site de comércio eletrônico:
Tempo de decisão
Esperamos que as informações acima irá ajudá-lo a decidir sobre qual nicho e que tipo de site que você vai criar.
Organizar Palavras-Chave
Agora que você sabe como fazer uma pesquisa de palavras-chave e de ter decidido se você vai desenvolver um site de conteúdo ou um site de comércio eletrônico, você precisará organizar as palavras-chave para que você possa planejar como o site as usará para a sua classificação.
Palavras-chave de primeiro nível: página principal e tag de título da página
A melhor coisa para a página inicial e tag de título é usar as duas ou três palavras-chave do título e também incorporar o nome do seu site.
Vamos supor que você esteja criando um site de conteúdo que fala sobre novidades e dicas relacionadas aos jogos do iPhone. Um bom título para a página poderia ser:
Se você fosse criar um site de comércio eletrônico que vende proteína em pó para fitness, você poderia usar uma tag título como esta:
Por que essas palavras-chave? Elas são uma boa combinação do volume elevado de buscas, visando amplitude e potenciais compradores. Deve haver um bom equilíbrio entre esses fatores.
Observe como “como tomar Whey Protein” tem pesquisas mais exatas do que as palavras-chave que escolhemos. Mas, não devemos considerar essa frase-chave, pois quem a pesquisa não está necessariamente interessado em comprar o produto. ”Whey Protein engorda” recebe bastante tráfego também, mas os pesquisadores desta frase estão provavelmente apenas tentando encontrar informação. Se fosse um site de conteúdo em vez de um site de comércio eletrônico, talvez essas palavras-chave iriam desempenhar um papel maior no site. Uma vez que este site está tentando vender Whey Protein, decidimos não usá-las na página inicial, uma vez que não são “frases de compra”.
Também notamos como não devemos usar o mais alto termo de pesquisa – “Whey Protein” – mas, em vez disso, usamos termos que poderiam obter o tráfego assim como outra palavra-chave. Isso ocorre porque o uso de “isolado protéico de soro de leite”, também atinge alvos de “Whey Protein”.
Acesse palavras-chave gerais no seu nicho e escolha duas ou três das 15 principais palavras-chave de tráfego.
Palavras-chave de segundo nível: seções do site ou categorias
O segundo nível de palavras-chave para se organizar vai ser um pouco mais direcionado e, provavelmente, menos procurado do que palavras-chave da tag de título. Essas palavras provavelmente serão usadas para as principais seções do site.
Por exemplo, se você tem um site de comércio eletrônico que vende diferentes tipos de smartphones, o segundo nível pode incluir as seguintes palavras-chave:
No menu superior do site, você pode optar por usar cada uma dessas palavras-chave para cada seção.
Em um site de conteúdo, as palavras-chave de segundo nível poderiam ser usadas como os artigos em destaque no site. Se você tivesse um site com as palavras-chave de primeira linha “Imobiliária em São Paulo”, o segundo nível poderia ser com as palavras-chave ”Comprar uma casa em São Paulo”, ” Apartamentos para alugar em São Paulo” etc.
Palavras-chave de terceiro nível: a maioria do seu conteúdo
Em um gráfico de pesquisa por palavras-chaves, em qualquer nicho, existe algo que chamamos de ”cauda longa”. Há sempre duas ou três palavras-chave que buscam obter mais de 10x que a média. Chamamos esses de ”cabeça”, porque se você criar um gráfico do número de pesquisas, cada termo obtém esses termos à frente da curva.
No exemplo acima, ”iPhone” é um termo “cabeça” porque ele tem muitas buscas. Outros termos seriam na “zona verde” com pesquisas cada vez menores. À medida que você entrar na área cinzenta, cada termo só poderá obter algumas pesquisas por mês mas, desde que existam muitos desses termos, você será capaz de obter tráfego, quase tanto quanto acontece com a maioria dos termos “cabeça”.
Para um site de conteúdo, as palavras-chave que você terá como alvo, serão muitas vezes perguntas. São muitas palavras-chave para escrever artigos e posts. Se você usar essas, você nunca vai ficar sem coisas para escrever.
Para um site de comércio eletrônico, você terá como alvo as palavras-chave de terceiro nível. Muitas vezes podem ser nomes de produtos ou características do produto, como cores, tamanhos etc.
Comprando um domínio
O próximo passo é comprar um domínio para seu site.
Primeiro você tem que encontrar um domínio que esteja disponível.
Depois que você obter a sua hospedagem de site, você precisa ter o seu nome de domínio. Basta tentar idéias diferentes de nomes de domínio que são relacionadas ao seu nicho para ver o que está disponível e tome nota do que você encontrar.
Em seguida, mostre a sua lista para alguns amigos e decida qual é o melhor. Aqui estão algumas dicas gerais:
Devo usar hífen?
Geralmente, é mais profissional evitar o uso de hífens em seu domínio, se ele vai ser o seu site principal. Afinal, você está tentando ser um site legítimo e www.como-perderpeso-rapido.com.br não é um aspecto muito profissional!
Devo usar palavras-chave ou usar algo único?
Usar as palavras-chave em seu domínio pensando que será uma maneira mais fácil de se classificar para a palavra-chave, saiba que o Google se tornou mais otimizado e agora prefere marcas.
O Google sabe que a maioria dos sites legítimos, que oferecem o melhor conteúdo e produtos para seus usuários, não costumam usar nomes de domínio de correspondência exata. Para sucesso a longo prazo, você deve seguir o que as grandes empresas fazem.
Por exemplo, o site parperfeito.com.br e o www.sitederelacionamento.com.br foram fileiras para o termo ”site de relacionamento”.
Como a maioria dos domínios-chave de correspondência já estão tomados, isto irá fácilitar para você encontrar um nome de domínio.
Compre um Domínio e Hospedagem