Rastrear o seu trabalho é a chave para permanecer motivado e ajudar a fazer alterações em sua estratégia de marketing, para que assim você possa ser bem sucedido. Nesta seção, nós vamos cobrir os principais recursos do Google Analytics e mostrar-lhe quais métricas são as mais importantes para observar e a frequência com a qual você deverá verificar isso.
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é um programa de rastreamento que lhe dá relatórios sobre como o site está indo em relação ao tráfego e conversões. Você pode usar o Google Analytics para obter relatórios detalhados e estatísticas sobre todo o tráfego que chega ao seu site. Ele rastreia tudo, desde as palavras-chave que foram utilizadas para encontrar o seu site, que páginas os internautas viram e quanto tempo eles ficaram em seu site. Esta informação lhe dará uma idéia do que seus visitantes gostam e não gostam sobre seu site, o que pode ajudar você a descobrir os pontos fracos do seu site e o que você pode considerar em otimizar um pouco mais.
Vá para o Google Analytics e configure a sua conta. Selecione a sua conta e verifique a opção de “Exibir visitas”. Você verá então o painel de controle da sua conta.
Painel de controle
O painel de controle do Google Analytics lhe dará todas as informações relevantes que você precisa para ver como seu site está indo. Compreender estas informações lhe dará uma idéia de quais mudanças você pode considerar em fazer no seu site.
O painel de controle lhe dá um gráfico de “Visitas” que mostra o que vem acontecendo ao longo do último mês. Abaixo do painel, você encontrará seis áreas centrais em relação aos visitantes e ao tráfego.
Abaixo deste campo você vai encontrar os módulos de perspectiva padrão que o Google tem adicionado para você verificar a visão geral dos visitantes.
O gráfico de visão geral dos visitantes mostra quantos visitantes vieram ao seu site. Este número é geralmente menor do que as estatísticas de visitas e, às vezes, é muito menor, pois alguns visitantes podem visitar o seu site várias vezes. O “Relatório padrão” vai lhe dar mais informações sobre o navegador e que conexão os usuários usam quando navegam em seu site.
Em seguida, você verá um módulo de mapa moderno. Este exibe informações sobre quais países os seus visitantes estão vindo. O link “Relatório padrão” mostra exatamente quantas pessoas, de cada região, chegaram ao seu site.
A visão geral das fontes de tráfego lhe dá uma parte de onde seu tráfego está vindo, como as pessoas estão encontrando seu site, seja através de mecanismos de busca, tráfego direto, ou sites de referência. O link “Visão geral” mostra uma repartição dos diferentes motores usados ao visualizar seu site e uma lista de palavras-chave usadas para encontrá-lo.
Visão geral de conteúdo mostrará as cinco páginas que foram visualizadas durante o período de tempo que você está olhando. O link “Visão geral” irá mostrar-lhe mais detalhes sobre essas páginas, incluindo a visualização de páginas e a percentagem de visualização destas.
Como o Google Analytics ajuda a melhor meu SEO?
O Google Analytics fornece informações valiosas sobre o tráfego que chega ao seu site. Verificando o seu tráfego, e as fontes de tráfego, o ajudará a determinar os pontos fortes e fracos do seu site. Se você achar que a maioria dos usuários que visitam o seu site estão indo para as páginas de produto e então deixando o site, isto pode ser uma indicação de algumas coisas: talvez o preço esteja muito alto, talvez eles ainda estão pesquisando, ou talvez eles estão tendo dificuldades para encontrar o carrinho de compras ou como continuar.
A outra coisa boa sobre o Google Analytics é que agora você tem como mensurar como os seus esforços de construção de links estão indo. Tráfego aumentado e mais páginas visualizadas é um bom sinal, juntamente com uma menor taxa de rejeição e um aumento do tempo médio no site. Use essas métricas para ajudar a se manter motivado.
Quantas vezes você deve verificar seu Google Analytics?
SEO é a construção de abordagem de Marketing. Leva tempo e depende do seu nicho e palavras-chave. Fazer metas é a melhor maneira para ajudar a melhorar o que você está fazendo. Uma vez que o SEO leva tempo, é melhor checar o Google Analytics a cada duas semanas para fazer uma verificação rápida de 5 minutos. Ao rever a sua análise, ajuste o gráfico no topo para visualizar duas semanas versus duas semanas. Por exemplo, agosto 01-14 versus agosto 15-28. Isso ajudará você a ver o crescimento do seu site um pouco melhor.
Exame rápido de 5 minutos
A parte mais importante do exame rápido de 5 minutos do Google Analytics, em geral, é a consistência. Por ora, já temos isto agendado, assim você irá checar o Google Analytics a cada duas semanas. A razão pela qual a cada duas semanas é porque o SEO leva tempo para construir e para ver os resultados. Além disso, você não quer basear mudanças em seu site de acordo com os dados de apenas um dia.
Criar Conta no Google Analytics
Neste passo vamos criar o roteiro de monitoramento do Google Analytics e adicioná-lo ao seu site.
Clique então no nome do site na lista de sites e anote o “ID de propriedade da web” para uso futuro, quando você enviar as informações para criar o seu site.
Em seu WordPress, clique em “Thesis”, depois em “Opções do Site” no sub-menu. Em seguida, clique em “Estatísticas de Software/Scripts” para expandir a área. Cole o código que você copiou e clique no botão “Salvar”.
Socializando o Seu Site
Criação de presença na mídia social: Facebook, Orkut e Twitter
Hoje em dia é praticamente básico e necessário ter presença social, o que no Brasil inclui:
Existem maneiras mais avançadas para fazer um site verdadeiramente integrado à mídia social, mas estas são as técnicas básicas que usaremos para começar.
Criando sua página no Facebook:
Para fazer com que as pessoas curtam o seu site no Facebook, você terá que criar uma página no Facebook. Será uma página central, onde você será capaz de manter contato com todo mundo que gosta de sua página. O seu post de página irá aparecer em seu feed de notícias, permitindo-lhe compartilhar isso com seus amigos que podem ajudá-lo a obter mais tráfego. Você também poderá enviar mensagens diretas para essas pessoas no futuro.
Enquanto estiver conectado na sua conta pessoal do Facebook , você terá que ir para https://facebook.com/pages e clicar em “criar uma página”. Siga as instruções e crie a página.
Quando você for para a sua página, verá o ID da página na URL. Anote-o, para mais tarde.
Ações no Orkut:
Para permitir que as pessoas compartilhem o seu site ou conteúdo no Orkut, você não precisa fazer nada no Orkut. Tudo que você precisa fazer é colocar uma parte do código no seu site ou em qualquer uma de suas páginas que vão integrar com o Orkut. Uma vez que você já está aprendendo muitas coisas novas neste curso, não iremos discutir sobre este código. Quando construirmos o seu site, este código já estará embutido no mesmo.
Criando uma conta no Twitter:
O Twitter está se tornando mais e mais popular no Brasil, por isso é importante criar uma presença social lá. Para se inscrever basta ir até twitter.com e criar sua conta. Certifique-se de escolher um nome de usuário que tem algo a ver com o seu negócio. Você pode optar por usar o nome do site, nome de marca ou uma palavra-chave principal como o nome de usuário.
Em algumas empresas você ainda pode usar o seu nome pessoal e usar essa conta como o dono do seu negócio. O Twitter funciona com pessoas interagindo com pessoas, de modo que este toque pessoal pode, por várias vezes, trabalhar a seu favor.
Configurando o botão de curtir do Facebook no seu site
1. Vá para https://www.facebook.com/pages/create.php e crie uma página para o seu site.
2. Selecione qualquer tipo de página que você deseja criar (geralmente vai ser de uma empresa ou marca).
3. Selecione uma categoria e nome.
4. Nas próximas páginas, faça o upload de uma imagem, convide alguns de seus amigos para participar e colocar informações básicas.
5. Depois de colocar toda esta informação, você será levado para sua página e você verá a URL da sua página na barra de endereços. Será parecido com este:
6. Vá a este site: https://developers.facebook.com/docs/reference/plugins/like-box/
7. Copie e cole (Ctrl+C e Ctrl+V) aquela URL da página do Facebook no campo “URL para curtir”. Note, não cole a URL do seu site aqui. Cole a URL de sua página do Facebook. O endereço completo – não apenas a ID da página.
8. Você pode personalizar a caixa como quiser. Uma personalização importante é fazer com a largura de 193. Com esta largura estreita, o fluxo geralmente fica melhor se você desmarcar “Mostrar fluxo”.
9. Clique em “Obter código” e escolha o código IFRAME. Copie esse código.
10. No seu “Painel de controle”, vá para “Aparência>Widgets”.
11. Arraste e solte o widget “Texto” em “Sidebar 1″.
12. Cole o código no Widget “Texto” e clique em “Salvar”.
13. Agora verifique o seu site e você verá que o botão de curtir do Facebook está lá!
Configurando o Twitter:
1. Vá para Twitter.com e crie uma conta no Twitter para o seu site.
2. Quando você for para a página da sua conta do Twitter, você verá isso na barra de endereços:
3. Vá para https://twitter.com/about/resources/buttons#tweet
4. Nesta página, você pode selecionar quais URL eles compartilham (se você quiser que este botão compartilhe a página inicial, não importa onde ele for clicado, então coloque a página inicial).
5. Você também pode inserir um texto personalizado para ser usado por todos os tweets como “Confira este ótimo site sobre ____”
6. Você também deve digitar aqui o seu nome de usuário para sua conta.
7. Quando você estiver pronto, basta copiar e colar este código sob o código do Facebook. Ou traga de novo um widget de texto sob o que você está usando no Facebook e cole este código na janela de texto. Depende apenas de sua preferência.
8. Você deve ter notado que você também pode criar um botão para as pessoas o siguirem no Twitter. Você pode fazer isto copiando/colando o código no botão de compartilhar.
Agora as pessoas têm uma maneira de compartilhar o seu site com todos os seus amigos e também para ficar em contato com você! Parabéns! Este é um grande passo para a criação de um site mais completo!
Além de Facebook e Twitter
Embora o Facebook e o Twitter são os sites mais populares de redes sociais, muitas vezes há outros sites que você pode se integrar dependendo do seu próprio site. Por exemplo, se você está construindo um site que tem um monte de fotos, pode ser útil se integrar em Pinterest, o qual é sobre o compartilhamento de imagens de coisas que você gosta.
Quanto a sites especializados, se o site é para você como um profissional de negócios, poderia ser bom se integrar no LinkedIn. Se seu site é sobre medicina, pode haver redes sociais relacionadas com saúde que você pode se integrar. Depende apenas do que você quer oferecer a seus visitantes!
A boa notícia é que tudo que você tem a fazer é copiar/colar os códigos dessas redes sociais para as janelas de texto da Sidebar 1 ou onde quer que você queira.